Férias na escola

Postado em 03/09/2017

Férias na escola

Leve novos jogos, atividades e brincadeiras para divertir e estimular os alunos que vão permanecer com você no mês de julho

Julho é mês de férias escolares, mas nem todas as crianças costumam passar esse período longe da escola, pois os pais trabalham e não têm com quem deixar os filhos. De acordo com Rosana Ziemniak, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo (SP), mais de 70% dos alunos que frequentam o período integral não costumam se afastar em julho, pois as famílias preferem tirar férias no verão.

"Mas eles percebam que é um período diferente porque parte dos coleguinhas se ausenta e porque a escola oferece atividades mais lúdicas e de menos cunho pedagógico nessa época", explica Rosana, que complementa: "nosso objetivo em julho é fazer com que a criança queira vir para a escola mesmo sem todos os coleguinhas presentes, por isso selecionamos bem as brincadeiras oferecidas".

Nas próximas páginas, ela, a professora Joyce Fontana, do curso para recreadores da filial São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira, e as professoras do Centro de Educação Infantil do Instituto Alana, também da capital paulista, dão ideias de atividades e brincadeiras para aplicar durante o curso de férias, como também é conhecido esse período.

4 e 5 ANOS - Corrida das aranhas

De acordo com Rosana Ziemniak, é pelo movimento que a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. "O movimento é parte integrante da construção da autonomia e da identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância", explica. Esta atividade coloca as crianças para correrem e saltarem com as aranhas. Confeccione-as antes, entregue uma para cada criança e dê início à corrida das aranhas.

Aranha

Materiais:

¿ garrafa pet de 2 litros (coca-cola) 

¿ tinta acrílica preta 

¿ marcador permanente 

¿ tesoura 
¿ cola 
¿ pincel 
¿ 1 pedaço de elástico (lastéx)

1. Com o marcador faça um risco 2 cm acima do meio da garrafa e trace 10 marcas verticais.

Corte nos lugares marcados.

 Conte 4 perninhas para cada lado e corte as 2 perninhas do meio.

Dobre aquela ponta de 2 cm, e a maior dobre ao meio. Faça o mesmo com as outras perninhas.

Pinte a parte interna de preto para que o lado de fora fique brilhante. Passe 2 mãos de tinta.
 Cole os olhinhos.

 Faça um furo no meio do topo da garrafa e coloque o elástico.

Outras Notícias

 

O filho único
Postado em 24/05/2018

O filho único possui mais qualidades que defeitos. Sempre foi dito que o conceito de filho único estava associado com a extrema proteção e a má educação. No entanto, hoje em dia, o panorama dessa situação está mudando. As inves...
leia mais »

Aprendendo com Filmes
Postado em 16/05/2018

Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.

Mas não &eacu...
leia mais »

4 passos para um diálogo efetivo com os filhos
Postado em 09/05/2018

O que seus avós desejavam para os filhos há 50 anos? Esta foi a pergunta que o psicólogo e psicanalista Luiz Alberto Conti levantou para uma plateia de pais e mães aqui na Editora Abril, em São Paulo. As mais diversas respostas surgiram: que os filhos casassem, ...
leia mais »