Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

Postado em 16/12/2017

Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

O sonho tem uma função simples na vida que é a dar o impulso para seguir adiante. E qual é a criança que não sonha em se tornar um ou outro profissional, ou vislumbra o futuro como a pessoa que vai mudar o mundo? Saudável, o sonho deve ser nutrido e guiado pelos pais, como explica a psicóloga Maria Cristina Urrutigaray.

O papel dos pais é ajudar a trilhar formas com que a criança consiga atingir o que deseja. E ser rígido demais, achando que o filho precisa ter "o pé no chão", não favorece: "Quando os pais são muito rígidos e eles acham que só eles têm a razão, eles estão tirando o direito do filho de crescer emocionalmente, de lutarem pelos seus desejos e anseios, inclusive de se manifestarem", reforça a psicóloga. 

Outras Notícias

 

Crianças agressivas
Postado em 14/02/2019

O que está na origem da agressividade?

Esta questão lança algumas controvérsias nos dias que correm. Alguns Psicólogos concordam com o fato de a sua origem ser hereditária, outros defendem a ideia de que é uma influência do meio em ...
leia mais »

10 atitudes negativas quando chega um boletim vermelho
Postado em 06/02/2019

1. Reagir com agressão física ou verbal é o erro mais grave. Em vez de estimular a criança a estudar, você acaba deixando-a com medo ou raiva.

2. Comparar o desempenho da criança com os colegas dela ou com seu desempenho escolar de anos atr&aacut...
leia mais »

12 atividades simples para ajudar seu filho a desenvolver a coordenação motora
Postado em 30/01/2019

Aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos. Veja algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, sugeridas por especial...
leia mais »