Como escolher uma atividade física para o seu filho

Postado em 10/10/2017

Como escolher uma atividade física para o seu filho

Judô, natação, ginástica olímpica, vôlei, basquete. Em época de Olimpíadas, os esportes invadem a nossa vida. É só ligar a TV, abrir o jornal ou puxar conversa com alguém que o assunto cai em atividades físicas.

Se você quer aproveitar o evento para incentivar seu filho a praticar algum, é importante prestar atenção no seu exemplo em primeiro lugar. Segundo uma pesquisa do Hospital National Jewish Health, nos Estados Unidos, essa é a principal maneira de estimular seu filho a se movimentar.

No estudo, 83 casais e seus filhos com idades entre 7 e 14 anos receberam um podômetro (aparelho que mede a quantidade de passos). Tanto os pais quanto as crianças foram encorajadas a andar 2 mil passos a mais por dia. Os pesquisadores descobriram que nos dias em que as mães alcançavam a meta, as crianças davam em média 2.117 passos a mais.

O resultado era ainda melhor aos finais de semana. "Já é conhecido que há uma correlação entre os níveis de atividade física de pais e filhos. Esse é o primeiro estudo que mede essa relação”, disse, em nota, a médica Kristen Holm, coordenadora da pesquisa.

Segundo Ana Lúcia de Sá Pinto, pediatra e médica do esporte, pequenas atitudes dos pais podem ajudar as crianças a serem mais ativas. "Se a escola delas for perto de casa, vá a pé. Quando estiver no shopping, experimente subir pela escada normal", sugere. No final de semana, quando o tempo para curtir os filhos é maior, não adianta mandar largarem o videogame e sair para brincar se você fica sentado no sofá o tempo todo. Descubra uma atividade que agrade a todos (bicicleta, futebol, tênis de mesa...) e proponha um programa em família.

E quando exemplo e estímulo andam juntos, você precisa entender que praticar uma atividade física deve ser um prazer para a criança. Caso ela queira aprender ou praticar algum esporte regularmente, vale pesquisar sobre o professor, sobre a escola e assistir pelo menos uma aula antes de matricular seu filho.

Outras Notícias

 

Meninos e Meninas
Postado em 09/08/2018

Por volta dos sete anos de idade é comum que os grupinhos de amizade apareçam, isso em razão do amadurecimento da criança, que começa a perceber que existem diferenças entre as meninas e os meninos.

Aparece a vergonha e, em razão dela, af...
leia mais »

Problemas de audição e respiração
Postado em 30/07/2018

A criança nasce e já é capaz de escutar. Mas há casos de perda auditiva desde o nascimento ou provocada por infecção nos primeiros meses de vida. Sem ouvir direito, a criança tem o desenvolvimento da linguagem comprometido, assim como o contato com...
leia mais »

Férias Escolares – o que fazer com as crianças?
Postado em 21/07/2018

Nessas condições, os pais devem organizar atividades para que as férias se tornem prazerosas para seus filhos, mesmo não tendo viajado.

Para isso, é bom manter os contatos sociais tanto com pessoas da família como avós, primos e tios, par...
leia mais »