Ajudando a aprender Matemática

Postado em 07/01/2018

Ajudando a aprender Matemática

Todos sabem da existência do "monstro da matemática". Você pode até ficar chocada com desespero do seu filho quando ele diz que não consegue resolver um determinado problema de matemática. O olhar brilhante dele transforma-se em lágrimas e você sente-se perdida sem saber como ajudá-lo com a lição de matemática?

 

Calma, você não precisa ser uma professora de matemática para ser o apoio que ele necessita, basta seguir alguns passos práticos:

 

Comece com perguntas, não com respostas

Quando seu filho começar a dizer "eu não sei", o primeiro passo é perguntar-lhe: "Mostre-me como você chegou até aqui", ou então "Onde você começou?" Tente descobrir onde começa a dificuldade e construa a partir daí.

Seja manipuladora

Depois de entender onde está a confusão, não queira fazer o exercício pelo seu filho, explique como ele terá que fazer e o porquê. Deixe-o raciocinar sobre a questão para ilustrar conceitos e descobrir padrões.

Mostre como a matemática pode ser útil

A cada oportunidade, incentive seu filho a resolver pequenas questões diárias de matemática, por exemplo, se o dinheiro no bolso é suficiente para comprar aquilo que vocês desejam e quantos pães são necessários para o café da manhã.

Ao fazer seu filho compreender como a matemática é importante para resolver problemas cotidianos, você está incentivando ele a pensar de forma flexível sobre os números e a seguir regras básicas da matemática.

 

Diferenças entre a matemática de ontem e de hoje

Ao ajudar na lição de matemática do seu filho, provavelmente você vai perceber que ela é diferente daquela dos seus tempos de escola. Por exemplo: 2 maçãs + 2 maçãs ainda são a 4 maçãs e aprender as tabelas de multiplicação ainda é importante. Mas, agora, provávelmente você veja o seu filho solucionando problemas reais, tais como:

 

Imaginar quantas maçãs são necessárias para uma festa na sala de aula;

Determinar o custo para comprar as maçãs;

Comparar quanto dinheiro é necessário para fazer um bolo de maçã;

Ao ajudar seu filho com a matemática você pode encontrar alguma frustração, mas também uma profunda satisfação no trabalho bem feito. Não há nada como ouvir nossos filhos dizendo: "Eu consegui! Eu já entendi!"

Outras Notícias

 

Crianças agressivas
Postado em 14/02/2019

O que está na origem da agressividade?

Esta questão lança algumas controvérsias nos dias que correm. Alguns Psicólogos concordam com o fato de a sua origem ser hereditária, outros defendem a ideia de que é uma influência do meio em ...
leia mais »

10 atitudes negativas quando chega um boletim vermelho
Postado em 06/02/2019

1. Reagir com agressão física ou verbal é o erro mais grave. Em vez de estimular a criança a estudar, você acaba deixando-a com medo ou raiva.

2. Comparar o desempenho da criança com os colegas dela ou com seu desempenho escolar de anos atr&aacut...
leia mais »

12 atividades simples para ajudar seu filho a desenvolver a coordenação motora
Postado em 30/01/2019

Aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos. Veja algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, sugeridas por especial...
leia mais »