Ajudando a aprender Matemática

Postado em 07/01/2018

Ajudando a aprender Matemática

Todos sabem da existência do "monstro da matemática". Você pode até ficar chocada com desespero do seu filho quando ele diz que não consegue resolver um determinado problema de matemática. O olhar brilhante dele transforma-se em lágrimas e você sente-se perdida sem saber como ajudá-lo com a lição de matemática?

 

Calma, você não precisa ser uma professora de matemática para ser o apoio que ele necessita, basta seguir alguns passos práticos:

 

Comece com perguntas, não com respostas

Quando seu filho começar a dizer "eu não sei", o primeiro passo é perguntar-lhe: "Mostre-me como você chegou até aqui", ou então "Onde você começou?" Tente descobrir onde começa a dificuldade e construa a partir daí.

Seja manipuladora

Depois de entender onde está a confusão, não queira fazer o exercício pelo seu filho, explique como ele terá que fazer e o porquê. Deixe-o raciocinar sobre a questão para ilustrar conceitos e descobrir padrões.

Mostre como a matemática pode ser útil

A cada oportunidade, incentive seu filho a resolver pequenas questões diárias de matemática, por exemplo, se o dinheiro no bolso é suficiente para comprar aquilo que vocês desejam e quantos pães são necessários para o café da manhã.

Ao fazer seu filho compreender como a matemática é importante para resolver problemas cotidianos, você está incentivando ele a pensar de forma flexível sobre os números e a seguir regras básicas da matemática.

 

Diferenças entre a matemática de ontem e de hoje

Ao ajudar na lição de matemática do seu filho, provavelmente você vai perceber que ela é diferente daquela dos seus tempos de escola. Por exemplo: 2 maçãs + 2 maçãs ainda são a 4 maçãs e aprender as tabelas de multiplicação ainda é importante. Mas, agora, provávelmente você veja o seu filho solucionando problemas reais, tais como:

 

Imaginar quantas maçãs são necessárias para uma festa na sala de aula;

Determinar o custo para comprar as maçãs;

Comparar quanto dinheiro é necessário para fazer um bolo de maçã;

Ao ajudar seu filho com a matemática você pode encontrar alguma frustração, mas também uma profunda satisfação no trabalho bem feito. Não há nada como ouvir nossos filhos dizendo: "Eu consegui! Eu já entendi!"

Outras Notícias

 

O filho único
Postado em 24/05/2018

O filho único possui mais qualidades que defeitos. Sempre foi dito que o conceito de filho único estava associado com a extrema proteção e a má educação. No entanto, hoje em dia, o panorama dessa situação está mudando. As inves...
leia mais »

Aprendendo com Filmes
Postado em 16/05/2018

Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.

Mas não &eacu...
leia mais »

4 passos para um diálogo efetivo com os filhos
Postado em 09/05/2018

O que seus avós desejavam para os filhos há 50 anos? Esta foi a pergunta que o psicólogo e psicanalista Luiz Alberto Conti levantou para uma plateia de pais e mães aqui na Editora Abril, em São Paulo. As mais diversas respostas surgiram: que os filhos casassem, ...
leia mais »